1ª disciplina oficial de Improvisação Livre em nível de pós-graduação no Brasil.
O estudo sistemático da improvisação musical tem sido cada vez mais presente no campo acadêmico. No Brasil, nos últimos 10 anos, apresentou um crescimento de mais de 400% em termos de publicações científicas.
A improvisação contemporânea imprime uma perspectiva processual na compreensão do fazer musical que dialoga com diversas práticas e abordagens, como cognição musical, estudos da criatividade, análise, tecnologia, composição, entre outros.
Neste disciplina são abordadas questões históricas, conceituais, analíticas e práticas sobre a improvisação, com ênfase nas produções mais atuais.
Aula expositiva
- Apresentação geral do curso
- Apresentação e delimitação do tema: improvisação musical contemporânea
- Dinâmica sobre as noções de improvisação musical: definições e fronteiras
- Exemplos musicais diversos, audição comentada.
- Características da improvisação e noções de idiomático e não-idiomático.
- Endoconceito e ressonância emocional no processo criativo.
Aula expositiva
- Matrizes da Improvisação Livre
- Vanguardas pós 1960
- Pluralidade estilística
- Principais experimentadores e peças de referência de orientação de música de concerto
- O som enquanto timbre como paradigma criativo
Aula expositiva
- Relações conflituosas entre Free Jazz e Estética da Indeterminação
- Paradigmas Afrológico e Eurológico
- Referências de orientação jazzística
- Discussão orientada
Aula expositiva
- Conhecimento de base e referentes
- Modelos de escuta
- Experiência acusmática
- Truax, Oliveros, Savouret: escuta como instrumento
- Exercícios de escuta
Aula expositiva e prática (trazer instrumento)
- Paradigma indiciário como ferramenta de observação do ausente
- Escrita como modelo analítico
- Técnicas de registro do processo criativo
- Para além dos dualismos: a poética mosaica na improvisação
Exercícios práticos
- Círculo de pontos (livre e métrico)
- Controle de tempo
- Gatilhos
- Ícone – J-P Caron, 2006
- A Few Silence – G. Douglas Barrett, 2008
Aula expositiva e prática (trazer instrumento)
- 4 categorias segundo aspectos da práticas
- Interatividade a patir de papeis
- Improvisação como heterotopia musical
- Ferramentas para criar um “ateliê de improvisação”
- Improvisação como prática autônoma – para além da Performance e Composição
- Improvisação como ação improvisada – características fundamentais
- Noções sobre a dimensão do tempo – Cronos e Kairós
- O paradoxo da vanguarda – O custo do imperativo do novo
Exercícios práticos
- Interação por camadas
- 5 sons (assinaturas)
- 5 formas de reagir de V. Globokar
- Papéis e atratores
- Shiba Tetsuo
Aula expositiva e prática (trazer instrumento)
- Criatividade e Processo Criativo
- Noções históricas sobre Criatividade
- Modelos teóricos de Criatividade
- Características da criatividade na Improvisação
Exercícios práticos
- Takete-Maluma (KÖHLER, 1929)
- Morfoses
- Cruzamento de assinaturas
Aula expositiva e prática (trazer instrumento)
- Dinâmica complexa entre certeza e acaso
- Características da invenção e a prática dos inventores
- Experimentação dirigida como técnica de invenção
Exercícios práticos
- Filtragem e ênfase (contorno, rítmica, textura, timbre, densidade)
- Cadavre exquis
- Texturas estáticas e dinâmicas (Densidade, Tessitura, Dinâmica, Duração)
Aula expositiva e prática (trazer instrumento)
- Noções sobre o Imaginário a partir da filosofia
- Característica de impermanência do Imaginário
- Imaginário como “inspiração”criativa
Exercícios práticos
- Efeito de predição
- Exercício de interface humana
- Improvisação endoconceitual
Aula expositiva e prática (trazer instrumento)
- Genealogia do conceito de risco
- Diferenças entre acaso e risco
- Sociedade de risco e agenciamento coletivo
- Decisão e risco: processos cognitivos
Exercícios práticos
- Cobra – J. Zorn
Aula expositiva
Alunos se reunirão em grupos para debater sobre temas relacionados aos referenciais teóricos apresentados. O professor poderá atual como mediador, demais alunos elencam os melhores argumentos, e o debate seguirá a seguinte dinâmica:
a) apresentação do tema por cada grupo (5-10min); b) exposição das críticas (5-10min); c) réplica (5-10min); d) tréplica (5-10min); interação da platéia (5-10min).
Exemplo de temas abordados:
-Improvisação vs composição
-Afrologia vs Eurologia
-Ações improvisadas vs ações planejadas
-Improvisação Idiomática vs Livre
Aula expositiva
Alunos se reunirão em grupos para debater sobre temas relacionados aos referenciais teóricos apresentados. O professor poderá atual como mediador, demais alunos elencam os melhores argumentos, e o debate seguirá a seguinte dinâmica:
a) apresentação do tema por cada grupo (5-10min); b) exposição das críticas (5-10min); c) réplica (5-10min); d) tréplica (5-10min); interação da platéia (5-10min).
Exemplo de temas abordados:
-Improvisação vs composição
-Afrologia vs Eurologia
-Ações improvisadas vs ações planejadas
-Improvisação Idiomática vs Livre
Exercícios dirigidos e prática para o concerto.
Veja aqui concertos anteriores.
Exercícios dirigidos e prática para o concerto.
Veja aqui concertos anteriores.
Atividade prática
Aplicação prática dos conhecimentos explorados no curso. O concerto é público, o repertório será definido definido ao longo do curso em observação às afinidades dos participantes. Será realizado nas dependências do campus universitário, respeitando o horário de aula.