Orientações

Projetos de mestrado, em adamento:

André Eduardo Rodrigues da Silva. Improvisando no choro: aplicação da linguagem composicional de Pixinguinha na improvisação com uso de suporte computacional. Início: 2024.
 
Matheus Prado Garcia. O glitch e a subversão artística de ferramentas de inteligência artificial. Início: 2024.

Breno de Souza Rodrigues. PROCESSOS CRIATIVOS E IMPROVISAÇÃO NO SÉCULO XXI: abordagens e características limítrofes em grupos de improvisação brasileiros. Início: 2020.

Projetos de doutorado, em adamento:

Vinicius Yglesias Pereira. O ÁUDIO DE GAMES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A IMERSÃO DOS JOGADORES. Início: 2024. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) – Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
 
Luca D’Alessandro. Escutando as paisagens sonoras: a busca por processos criativos através da corporalidade travesti. Início: 2024. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) – Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
 
Rafael Mitsuru Yasuda. Ferramentas computacionais para a análise de padrões melódicos e harmônicos composicionais em Choro. Início: 2023. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) – Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Leonardo Porto Passos. Construção de sentido em gêneros musicais a partir de timbres da guitarra no rock. Início: 2023. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) – Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Lívio Bruno Sousa de Almeida. A IMPROVISAÇÃO NO SAXOFONE DE EDUARDO NEVES: ANÁLISE DO ESTILO E DAS INFLUÊNCIAS MULTICULTURAIS DO CHORO E JAZZ EM SUA OBRA. Início: 2021. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
 
Geremias Tiófilo Pereira Júnior. Variações de “Baião e Maracatu”: a investigação do processo criativo na prática interpretativa musical’. Início: 2020. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).
 
Gustavo Nunes Boni. Improvisação, técnicas estendidas e live electronics: perspectivas sobre a prática do contrabaixo no grupo de free jazz. Início: 2019. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) – Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).
 
Ramón Del Pino. Processos de des(re)territorialização da improvisação brasileira. Início: 2019. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) – Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).
 
Miguel Clemente Rubio. Estudo comparativo do desenvolvimento da musicalidade. Início: 2018. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) – Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador).
 

Orientações concluídas:

Rafael Mitsuru Yasuda. Os Choros de Garoto sua história e universo musical. 2019. Dissertação (Mestrado em Música). LINK
 
Arthur Faraco. Comprovisação: Entre A Composição E A Improvisação Na Emergência De Práticas Musicais Contemporâneas. 2018. Dissertação (Mestrado em Música). LINK
 
Mário César Borges Marques. O Clarone Brasileiro na Música de Concerto: uma investigação sobre possíveis formas expressivas e técnicas interpretativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Música). LINK

Andrea Paz Munoz Silva. Estratégias Interpretativa para Improvisação em 3 Obras Contemporâneas para Violão Solo. 2017. Dissertação (Mestrado em Música). LINK

Cassio Antonio Moreira. Livre Improvisação: um estudo etnográfico sobe a música que não se repete. 2017. Dissertação (Mestrado em Música). LINK

Carlos Roberto Ferreira dos Santos. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS PROCESSOS COMPOSICIONAIS DO ÁLBUM “O GIGANTE NEGÃO” DE ARRIGO BARNABÉ. 2017. Dissertação (Mestrado em Música).

Ronalde Monezzi Filho. A IMPROVISAÇÃO NA GAFIEIRA: UMA SÍNTESE BRASILEIRA NO SAXOFONE DE PAULO MOURA. 2016. Dissertação (Mestrado em Música). LINK
 
Carlos Roberto Ferreira dos Santos. SÉRIES TROPICAIS: A EMERGÊNCIA DOS ÍNDICES MUSICAIS COMO UMA FERRAMENTA COMPOSICIONAL. 2019. Tese (Doutorado em Música). LINK

Dissertações podem ser encontradas aqui:

http://repositorio.unicamp.br/