pesquisa acadêmica
IMPROVISAÇÃO, CRIATIVIDADE E COGNIÇÃO MUSICAL
Grande área de estudo que engloba pesquisas sobre performance musical, processos criativos em práticas contemporâneas musicais, desenvolvimento de habilidades específicas, cognição incorporada e expandida, criação improvisada com suporte tecnológico.
ANÁLISE DE MÚSICA IMPROVISADA
Área especializada em desenvolver, expandir e experimentar metodologias de análise específicas para música improvisada, se valendo de suporte tecnológico, envolvendo interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento.
IMPROVISAÇÃO BRASILEIRA E ESTUDOS DECOLONIAIS
Os estudos decoloniais fornecem uma forma de compreensão que pode ser considerada atualmente imprescindível para o estudo crítico das manifestações culturais da América do Sul. Em especial na música brasileira, ele se torna a operação para desvelar os vetores criativos que se apresentam para além das narrativas estabelecidas.
Falleiros é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp. Atua no cargo de Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp, com o qual tem desenvolvido projetos desde 2015. O NICS foi fundado em 1983 na Unicamp tem como objetivo a pesquisa científica sobre a comunicação sonora integrando tecnologia e arte. Nos últimos anos, se concentrou na área da criação e análise musical com suporte computacional, perfomance multimodal, modelagem sonora e cognição musical. Com parcerias nacionais e internacionais, destaca-se pela pesquisa científica e produção artística de caráter interdisciplinar.