Artigos

FALLEIROS, M.S.; PASSOS, L.P.; PERON, D.M. Preliminary Study of the Artistic Potential of Video Games. In Book ArtsIT, Interactivity and Game Creation, Ed. Springer. ISBN 978-3-031-55311-0. LINK

FALLEIROS, M.S.; NOVO JUNIOR, J. E. F. ; YGLESIAS, V. Glossolalia em games: um estudo de caso no videogame NieR:Automata. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS – SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 22. , 2023, Rio Grande/RS. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 124-135. LINK 

FALLEIROS, M. S.; ANDRAUS, M. B.; ALMEIDA, A. Z.; ANGELI, D.; ZANCHETTA, G.; PONTES, V.; PARTESOTTI, E.; ALBERGARIA, A. I.; ROSSETTI, D. A. A.; MANZOLLI, J. Dialogue between Body and Sound through Multimodal Interaction. Proceedings XXVI Generative Art Conference – GA2023, Rome, Italy, 2023. p. 384-392. ISBN 78-88-96610-45-9. LINK

FALLEIROS, M. S.; SANTOS, C. R. F. Let’s Play That: impulsos de um Serialismo Tropical em Jards Macalé. Revista Musica Hodie, 10.5216/mh.v23.73991, 2023, v.23, e.73991. LINK

FALLEIROS, M. S.; PASSOS, L. P. A pedra de uma tonelada: como o rock ‘n’ roll ficou pesado. ORFEU, v.8, n.2, 2023. LINK

FALLEIROS, M. S. Parametrização de eventos sonoros para vídeo-partitura em música improvisada. In: Clifford Hill Korman e Mauro Rodrigues. (Org.). Música Criativa: Performance, Improvisação e Inovação. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2022, v. II, p. 139-159. ISBN: 978-65-88804-25-4. LINK

FALLEIROS, M. S.; NOVO JUNIOR, J. E. F. ; RUBIO, M. C. Improvisación libre a distancia: prácticas con alumnado de saxofón. In: 1º Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Mídias e Tecnologias, 2021, 2021. 1º Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Mídias e Tecnologias, 2021. LINK

FALLEIROS, M. S.; SCHAUB, S. O. ; RODRIGUES, B. S. Aspectos da interação criativa na improvisação Maxixe do grupo Trio Ciclos. In: XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2021. LINK

FALLEIROS, M. S.; FARACO, A. Análise da peça “à deriva” sob a perspectiva da comprovisação como prática experimental. In: 5th International Meeting of MusicTheory anda Analysis, 2020, Campinas – SP. 5th International Meeting of MusicTheory anda Analysis, 2020. LINK

FALLEIROS, M. S.; NOVO JUNIOR, J. E. F. ; RUBIO, M. C. ; TAVARES, T. F. Experiments on technology-assisted free improvisational practices with an ensemble of saxophone. In: 10th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus 2020), 2020. Proceedings of the 10th Workshop on Ubiquitous Music (UbiMus 2020), 2020. LINK

FALLEIROS, M.S. Uma música imersa no instante: as contingências na criação improvisada segundo percepções e concepções de tempo – XIV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – SIMCAM 14-UFMS-Campo Grande/MS, 28 a 31 de maio de 2019. LINK

FALLEIROS, M. S. (org). Anais do Simpósio CDMC 30 anos: documentação, criação e performance . 1. ed. CAMPINAS: CIDDIC-CDMC, 2019. ISBN: 978-65-00-00686-5. v. 1. 200p. LINK

FALLEIROS, M. S.; NOVO JUNIOR, J. E. F. ; RUBIO, M. C. La libre improvisación en la Escuela libre de Música CIDDIC-UNICAMP Propuesta metodológica para la adquisición de habilidades, capacidades y actitudes dentro del ensemble de saxofones. REVISTA VÓRTEX. v. 7, p. 1-18, 2019. LINK

FALLEIROS, M.S.; PINO, R. A improvisação brasileira sob a perspectiva pós-colonial: por uma improvisação enquanto prática possível. XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (2019), Vol. 1, pp.1-1, Pelotas, RS, BRASIL, 2019. LINK

FALLEIROS, M. S.; YASUDA, R. M. As transformações composicionais nos choros de Garoto. XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2019, Pelotas. LINK

FALLEIROS, M. S.; FARACO, A. Mistery and Manners: comprovisação, localidade e cosmopolitismo. XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. LINK

FALLEIROS, M. S.; MAQUES, M. A. formação de uma imagética sonora para o clarone a partir do repertório de concerto. Simpósio CDMC 30 anos: Documentação, Criação e Performance, 2019, Campinas. – Anais do I Simpósio CDMC: Documentação, Criação e Performance. Campinas: CDMC, 2019. LINK

FALLEIROS, M. S. ; PAZ, A. O inesperado no improvisado: o conflito entre ações improvisadas e improvisação musical no repertório de concerto. Simpósio CDMC 30 anos: Documentação, Criação e Performance, 2019, Campinas. Anais do I Simpósio CDMC: Documentação, Criação e Performance. Campinas: CDMC, 2019. LINK

FALLEIROS, M. S.; SILVA, F. S. Apontamentos sobre vida e obra do flautista e compositor belga Mathieu-André Reichert no Brasil. Simpósio CDMC 30 anos: Documentação, Criação e Performance, 2019, Campinas. Anais do I Simpósio CDMC: Documentação, Criação e Performance. Campinas: CDMC, 2019.  LINK

FALLEIROS, M. S.; TIÓFILO, G. Criatividade distribuída: a relação compositor-intérprete na criação da obra “Concerto Brasileiro”. Simpósio CDMC 30 anos: Documentação, Criação e Performance, 2019, Campinas. Anais do I Simpósio CDMC: Documentação, Criação e Performance. Campinas: CDMC, 2019. LINK

FALLEIROS, M. S.; NOVO JUNIOR, J. E. F.; RUBIO, M. C. O legado saxofonístico de Elise Hall: arquivo musical para o instrumento. Simpósio CDMC 30 anos: Documentação, Criação e Performance, 2019, Campinas. Anais do I Simpósio CDMC: Documentação, Criação e Performance. Campinas: CDMC, 2019. LINK

FALLEIROS, M. S. Pássaros, 01/2018, ORFEU: Revista do Programa de Pós-graduação em Música / CEART / UDESC, Vol. 1, Fac. 2, pp.103-113, Florianópolis, SC, BRASIL, 2018. LINK

FALLEIROS, M. S. ; MOREIRA, C. A.; Enxameamento: o Coletivo e o Colaborativo na Improvisação Livre. XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), São Paulo, SP, BRASIL, 2018. LINK

FALLEIROS, M. S.  Roteiros, Propostas e Estratégias: por uma poética mosaica da Improvisação Livre. Debates (Rio de Janeiro. Online), Vol. 20, pp.188-210, Rio de Janeiro, RJ, BRASIL, 2018. LINK

FALLEIROS, M. S.; FENERICH, A. S.; Improvisação, composição por perfis e live eletronics: os olhares do compositor e do intérprete em uma realização musical. Ideas Sónicas / Sonic Ideas, Vol. 9, pp.17-25, MEXICO, 2017 . LINK

FALLEIROS, M. S. ; MONEZZI FILHO, R. Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira, 09/2017, Científico Internacional, XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Campinas, SP, BRASIL, 2017. LINK

FALLEIROS, M. S.; 5 sons: desenvolvimento de estratégia para livre improvisação a partir do conceito de jogo. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM),  São Paulo, SP, BRASIL, 2017. LINK

FALLEIROS, M.S.; SANTOS, C.R. Tumulto: um estudo preliminar em simetria rítmica na música de Arrigo Barnabé. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), São Paulo, SP, BRASIL, 2017 

FALLEIROS, M. S. Endoconceitos como promotores de rede de associação cognitiva no processo criativo para a Livre Improvisação Musical. PERCEPTA – REVISTA DE COGNIÇÃO MUSICAL, v. 2, p. 53, 2015.

FALLEIROS, M. S. Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo ‘Proveta’. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) ANPPOM, 2013, Natal-RN. 

FALLEIROS, M. S.. A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma ‘Hiperimprovisação’. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) ANPPOM, 2013, Natal-RN. 

FALLEIROS, M. S. A palavra como estratégia potencializadora de ações criativas na Livre Improvisação. XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2011, Uberlandia-MG.

FALLEIROS, M. S. A Livre Improvisação como Ferramenta para uma Educação da Criatividade. III Semana de Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP, 2011, São Paulo.

FALLEIROS, M. S. Rádio e Difusão: a escuta transfigurada. In: 6º Encontro de Música e Mídia, 2010, São Paulo. Música de/para, 2010. v. 1.

FALLEIROS, M. S.; GOLDEMBERG, R. A improvisação e o Choro na música de Nailor Azevedo “Proveta”. Cadernos de Pós-Graduação, v. 2, p. 19, 2007.