Coleção CIDDIC/CDMC: edição de partituras e constituição de um acervo online – FAPESP 2021/14527-7
The project’s proposal is to create at least 8 editions of musical scores to be published in E-Book format by the CIDDIC/CDMC collection on Unicamp’s Open Access Book Portal. These publications must contain, at least, an introduction, musical score and critical apparatus. The authors included in the publication proposals are: Almeida Prado, Dinorá de Carvalho, Ignacio de Campos and Sant’Anna Gomes. As a result, it is expected that at least 8 E-books will be published; the strengthening of research on music editing; the possibility of artistic dissemination of the created publications; and the wide dissemination of Brazilian concert music. The main scientific challenge the project proposes to overcome is the creation of quality musical editions that are scientifically based on the subject literature and, at the same time, can serve as basis for musicological, academic and artistic studies on Brazilian concert music. The technological challenges to be overcome are the creation of scores, with the use of music score editing softwares, and the online availability of the resulting works. The work team is formed by the responsible researcher and collaborating researchers with PhDs, students, technical support staff and administrative support staff. The dissemination of the results will occur through the availability of publications on Unicamp’s Open Access Book Portal; by making available the research data generated in the Unicamp Research Data Repository (REDU); and through the public artistic presentation of the scores created in partnership with the Unicamp Symphonic Orchestra (OSU).
Corpo Sonoro Expandido (CSE): espaços expandidos entre som, movimento e tecnologia em realidades mistas. FAPESP 2022/05935-7
The project Corpo Sonoro Expandido (CSE): expanded spaces between sound, movement and technology in mixed realities aims to establish a network of research with other projects already underway that focus on multimodality and virtuality as a communicative articulation, integrating the languages of the body and sounds through computational interaction and technological supports in real/virtual environments. The project aligns itself with two research fronts. The first aims to create multimodal improvisational and compositional methodologies, having the concept of expanded presence in the sound fields and body movement in a perspective of exploring mixed realities. The second intends to deepen the concept of presence in the arts, in the improvisation between movement, sound and music, contemplating studies that extend into the real and virtual spheres, as well as the relationship between human and computer systems in dialogic processes. It is intended to investigate multimodal and virtual aspects through data collection, biosignal analysis (in some of the project’s actions) and interaction between artistic languages (body in danced movement and integrated music and sound), in an expanded presence condition. in real/virtual environments, and can be applied for expressive scientific and artistic purposes.
Projeto CDSON: divulgação, debate e aprendizagem sonora – PROEX-PEC 2022
Aprovado pelo Edital Proex-PEC 2023, o projeto CDSON tem por objetivo constituir um canal de comunicação, formação cultural e divulgação científica entre o NICS e o público em geral, a partir da produção de conteúdo em formato de programa de entrevistas (“podcast”) baseado em nosso acervo discográfico do CDSON – Centro de Documentação Sonora do NICS – Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP. Formado por uma impressionante diversidade de repertório musical com sonoridades de todo o mundo, o CDSON constitui uma verdadeira coleção etnomusicológica de rara riqueza sonora, que abrange épocas e culturas variadas, incluindo-se discos raros e obras que não são facilmente encontradas por meio digital ou em outros acervos.
IMPROCINE (Apoio SAE – 2023)
O projeto IMPROCINE tem o objetivo de ressignificar a experiência audiovisual oferecendo música criada ao vivo a partir de parâmetros improvisacionais e com suporte computacional, unindo universos tecnológicos separados por um século de história: o cinema mudo e a música com suporte computacional. O público estará diante ao mesmo tempo de um concerto musical inédito originado por técnicas específicas de criação assim como uma experiência audiovisual imersiva. A partir dos estudos sobre as partituras gráficas e partituras animadas, um campo musical que tem raízes na música de vanguarda no final dos anos de 1960, desenvolvemos uma série de estratégias de leitura e interpretação musical, denominadas de “parametrização”, exploradas em estudos prévios. Esta música vanguardista que fundamenta nossos experimentos, veio a ser conhecida na literatura como música indeterminada e aposta na interpretação criativa do músico como parte essencial da construção da obra. Assim, as partituras de música indeterminada muitas vezes contém poucas instruções estritamente musicais e fogem da escrita tradicional, utilizando recursos gráficos como formas geométricas, desenhos abstratos, e por vezes texto, em forma de instruções ou poesia. Atualmente este campo tem se desenvolvido entre artistas e acadêmicos, resultando em novos modelos como as partituras animadas. Estas partituras por sua vez compartilham algumas mais dirigidas aos parâmetros estritamente musicais, como indicações de ritmo e altura, e outras mais abstratas, com imagens diversas e grafismos.
No mundo contemporâneo, caracterizado pela onipresença das telas de celulares, a predominância das imagens e do conteúdo audiovisual atingiu um ápice sem precedentes. É evidente que, a comunicação cada vez mais moldada por elementos visuais mudou radicalmente a forma como absorvemos informações, inclusive redefinindo a própria natureza da construção de significados. Apesar deste panorama colorido, cativante e instantâneo, a narrativa digital é moldada por elementos audiovisuais repetitivos, similares que raramente contemplam outras diversidades da percepção, são altamente individualizantes, minando a experiência de socialização na arte.
Atualmente Falleiros atua no cargo de Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp, com o qual tem desenvolvido projetos desde 2015. O NICS foi fundado em 1983 na Unicamp tem como objetivo a pesquisa científica sobre a comunicação sonora integrando tecnologia e arte. Nos últimos anos, se concentrou na área da criação e análise musical com suporte computacional, perfomance multimodal, modelagem sonora e cognição musical. Com parcerias nacionais e internacionais, destaca-se pela pesquisa científica e produção artística de caráter interdisciplinar.